Uma Viagem aos Anos 90 na 32ª BusBrasil Tour com a Tamboré

BusBrasil Tour
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No último dia 06 de outubro, o Portal do Ônibus surpreendeu a todos com a 32ª edição do incrível BusBrasil Tour, em parceria com a Transportadora Turística Tamboré. E não foi qualquer edição, foi uma edição que deixou os convidados de queixo caído!

Chegada do Padron Vitória nas intermediações do Term. Rod. Tietê.

A BusBrasil Tour é conhecida por ser um encontro de busólogos com um tour fotográfico. Mas, diferentemente do que muitos imaginam, não se trata apenas de uma visita a garagens de ônibus. Às vezes, empresas ou particulares disponibilizam modelos diferenciados ou históricos para um passeio, com algumas paradas estratégicas para que os busólogos possam registrar suas fotos dos veículos e dos demais ônibus que estejam circulando no local.

E o mais interessante é que, em todas as edições, mesmo sabendo que não haveria uma visita a garagem, os convidados ficam no escuro, sem saber qual empresa e qual modelo de ônibus irão participar do evento. Tudo é surpresa! E desta vez, tivemos a participação de mais de 30 busólogos que vibraram com a chegada do CAIO Padron Vitória, restaurado pela Tamboré e com as características originais de quando saiu de fábrica para a Auto Viação Tabú.

Primeiro ponto de parada na estação Itaquera do Metrô.

E é claro que, sendo uma empresa da zona leste, não poderíamos deixar de fazer o Tour por essa região tão emblemática. Escolhemos ir até o principal ponto da zona leste, o Metrô Itaquera, onde boa parte das linhas da Auto Viação Tabú operavam ou passavam. Foi um verdadeiro espetáculo!

Segunda parada para sessão fotos em frente a estação Belém do Metrô.

Começamos o Tour nas proximidades do Terminal Rodoviário Tietê e os "passageiros" pediram para dar uma voltinha no Metrô Santana. O ônibus passou pela Avenida Cruzeiro do Sul até a Estação Santana do Metrô, arrancando suspiros das pessoas nas ruas, dos passageiros nos pontos de ônibus e até mesmo dos motoristas de ônibus, que devem ter se lembrado da época em que utilizavam ou dirigiam aquele modelo.

Do diesel ao elétrico, em uma das paradas foi possível presenciar o encontro do passado com o futuro, evidenciando o quão avançado está o desenvolvimento dos ônibus.

Seguindo nosso roteiro, chegamos à região do Terminal Parque Dom Pedro II, onde diversas linhas da Tabú tinham seu ponto final. E então, continuamos pela Avenida Radial Leste até a estação Itaquera do Metrô. E por onde passávamos, os olhos de todas as pessoas na rua e no ponto se voltavam para nós. Os motoristas cumprimentavam com a tradicional buzinadinha, um gesto de camaradagem entre colegas de trabalho.

Eder Pereira, Sócio-Fundador da Transportadora Turística Tamboré.

Para o proprietário da Tamboré, o Eder Pereira, que foi nosso motorista, aquele momento foi uma verdadeira viagem no tempo. Ele relembrou os tempos em que dirigia aquele modelo de ônibus na Benfica, empresa onde iniciou sua carreira como motorista. Hoje, Eder é proprietário da Tamboré, uma empresa de transporte de fretamento e turismo em Barueri, com uma frota de 32 veículos entre van, micro-ônibus e ônibus.

Momento da retirada do veículo do pátio.
Chegada na garagem da Tamboré.
Inicio da restauração do Padron Vitória.
Veículo totalmente restaurado nos padrões originais de fábrica.

Eder adquiriu esse ônibus em 2015, em um leilão judicial, onde ficou parado no pátio por mais de 10 anos. Depois, passou mais 6 anos até finalizar o processo judicial para liberação do veículo. E coincidiu de o veículo ser liberado antes da 18ª edição da BusBrasil Fest. Eder, então, decidiu expor o ônibus no evento.

Juverci de Melo do Portal do Ônibus e Eder Pereira da Tamboré.

O Juverci de Melo, um dos organizadores da BusBrasil Fest, sugeriu ao Eder colocar o prefixo original do veículo, o 09 569, para expor na BBF. Eder foi além e não só colocou o prefixo, mas também pintou todo o veículo, com o nome da empresa, o logotipo e posicionou a catraca no local original. Todos os detalhes da época, como emblemas da Mercedes-Benz e CAIO, foram cuidadosamente restaurados. O ônibus ficou 100% original, exatamente como saiu de fábrica. E não podia ter sido diferente, pois se tornou o centro das atenções na 18ª edição da BusBrasil Fest.

Foto registrada por Sérgio Aparecido Lopes no primeiro dia de operação do veículo em 1995.

A ideia original de Eder era restaurar o veículo com a pintura da CMTB (Companhia Municipal de Transportes de Barueri), mas devido ao sucesso e repercussão do ônibus com sua característica original da Auto Viação Tabú, ele decidiu mantê-lo assim. E, além disso, ele adquiriu outro ônibus, que pertenceu à CMTB, realizando assim o seu sonho.

Exemplo de pintura do ônibus da CMTB que foi o projeto original de restauração.
Ônibus original da CMTB que será restaurado pela Tamboré.

Essa história emocionante não mexeu apenas com o proprietário do veículo, mas também com todos os participantes da 32ª BBT. Foi uma verdadeira viagem no tempo, voltando aos anos 90, quando não tínhamos celulares, câmeras digitais, internet, todas essas tecnologias que nos cercam hoje em dia. Tenho certeza de que esses momentos ficarão marcados para sempre na memória de cada um que reviveu essa experiência única. Era visível em cada olhar, em cada sorriso leve estampado no rosto, o prazer de estar ali e reviver um dos melhores momentos de suas vidas.

O Portal do Ônibus agradece à empresa Transportadora Turística Tamboré, em especial ao seu proprietário Eder Pereira, por nos proporcionar essa incrível viagem no tempo com esse maravilhoso passeio no CAIO Padron Vitória. Desejamos muito sucesso em sua nova empreitada na restauração do outro veículo da CMTB e estamos ansiosos para vê-lo lançado na 20ª edição da BusBrasil Fest.