O Portal do Ônibus esteve presente, ontem, na inauguração do museu do Ônibus, na cidade de Bauru. A cerimônia oficial teve início por volta das 12h30min. Apesar de ser um momento de extrema importância para o mundo do transporte e para a cultura da cidade, a cerimônia foi restrita a familiares, amigos e autoridades locais (vereadores e a prefeita Suéllen Silva Rosim). Embora tenha sido inaugurado ontem com a participação de grupo seleto, a abertura para o público está prevista para 10 de agosto.
O nome do museu homenageia um amigo de longa data da família Constantino e um dos mais reconhecidos e marcantes homens públicos da cidade de Bauru, o engenheiro Alcides Franciscato. Alcides foi prefeito no início dos anos 70 e deputado federal por três mandatos (1975 a 1987). Também foi o fundador do Jornal da Cidade e tempo depois da Rádio Cidade (atual 96FM). Por décadas liderou o Grupo Prata e Cidade. Foi sinônimo de liderança na vida pública e empresarial e um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Bauru.
O acervo do museu conta com relíquias que mostram quase 100 anos de história do transporte. Uma delas é uma jardineira de 1929. Além desta preciosidade, há outros modelos como as jardineiras, os modelos Monoblocos O-321, O-355, O-364, O-371, Nicola, Marcopolo III, um Veneza de configuração raríssima de chassi e trólebus bastante interessantes através dos quais o público poderá analisar e comparar modelos e designs de carrocerias, chassis, ter acesso à tecnologia, conforto e questões de segurança da época e verificar de perto quanto houve de evolução no transporte coletivo em um século de história.
Dos antigos aos atuais ônibus da Prata / Piracicabana
Dentre todos expostos, um dos que compõe o acervo é um veículo muito especial que marca o início da trajetória da família: o primeiro caminhão comprado e dirigido por seu Nenê Constantino – Chevrolet Load Master, 1949. Foi depois de uma entrega em Recife, logo após ter começado a trabalhar por conta e precisando voltar com carga de manteiga e leite para o Sudeste, que seu Nenê deu início ao transporte de passageiros atendendo a uma sugestão de um ajudante local.
Primeiro caminhão do Sr. Nenê Constantino
Além dos ônibus, trólebus e caminhões, há um espaço composto por miniaturas, quadros, painéis e fotos que ajudam a mostrar a trajetória de sucesso da família no ramo do transporte. Divididos em stands, o material mostra, através de maquetes, cidades, empresas e modais de operação do grupo Comporte pelas regiões onde atua.
Joaquim Constantino fala da importância do novo museu.
O Museu do Ônibus Engenheiro Alcides Franciscato será aberto ao público a partir de 10 de agosto. A visitação será feita por meio de agendamento prévio em um contato que será disponibilizado em breve no site www.expressodeprata.com.br. O local funcionará sempre aos sábados e, inicialmente, receberá apenas grupos de alunos agendados por escola. Aguardem informações para a visitação de público em geral. A entrada é gratuita.