19ª BusBrasil Tour: O Biarticulado 7 2075 da Viação Campo Belo se Destacou pelas Ruas e Avenidas da Cidade

BusBrasil Tour
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Sábado, dia 11 de agosto de 2018, aconteceu mais uma edição da BusBrasil Tour, um evento que, organizado e realizado pelos mesmos responsáveis da BusBrasil Fest, vem ganhando notoriedade devido ao destaque que dá a uma determinada empresa, a partir de uma visita técnica e/ou city tour. Desta vez, a empresa contemplada foi a Viação Campo Belo. Uma empresa que pertence ao Grupo Ruas que atua cidade de São Paulo desde os anos 60. Atualmente faz parte do Consórcio 7, concessionária da Área 7 que opera o transporte coletivo na região sudoeste da capital paulista.

19bbt 077 2075 em operação antes da reforma realizada pela empresa feita exclusivamente para participar do BBT

O evento contou com a presença de 55 participantes, a maioria deles com alguma relação com o ônibus quer de modo profissional quer como admiradores (busólogos, historiadores, pesquisadores). O veículo utilizado foi o carro 7 2075, biarticulado, o primeiro Millennium BRT Topbus com chassi Volvo B360S com piso baixo total, vale ressaltar que esse foi o primeiro BRT produzido pela CAIO Induscar, por esse motivo foi o escolhido pela equipe do Portal do Ônibus e recebeu uma atenção toda especial por parte da empresa desde manutenção, pintura (vide detalhes nas fotos a seguir), reprogramação de letreiro, tudo para que houvesse uma demonstração detalhada do veículo e de sua importância dentro do sistema.

19bbt 06Primeira sessão de fotos, exclusiva com a equipe do Portal do Ônibus no cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada sobre o Rio Pinheiros

O início da atividade se deu no portão da garagem de onde alguns coordenadores da visita, juntamente com o motorista e anfitrião Valdecir do Prado, mais conhecido como Val Prado partiu partiram para as primeiras rotas a serem cumpridas. Há que se ressaltar aqui o profissionalismo desta pessoa que conduziu todo o percurso e suas devidas paradas com responsabilidade, segurança e muita cordialidade.

19bbt 04Primeira parada do city tour, em frente ao Term. Vila Nova Cachoeirinha

Finalmente, algum tempo depois, o veículo encostou para acolher a maioria dos participantes que aguardavam ansiosamente pela sua chegada. Uma das vertentes do pessoal da organização é manter um certo mistério em relação a algum item (empresa ou veículo) e desta vez foi mantida em sigilo a reforma e caracterização originais que o veículo recebeu, detalhes que foram sugeridos pela maioria dos participantes. Boa parte dos inscritos não sabia que veículo estava com suas características originais de quando foi lançado. A cara de espanto de alguns foi inevitável.  Era impossível não observar os detalhes de cada cuidado que a empresa teve antes de disponibilizar o veículo para o tour. É evidente que vários itens chamaram a atenção do público, mas a máscara negra, certamente, foi a vencedora deste quesito. Depois de várias fotos ali, nas imediações da saída dos ônibus no Terminal Rodoviário Tietê, começou o passeio.

19bbt 08Foto oficial dos participantes na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu

Em todas as BBTs acontece algo inusitado. É como se isso já tivesse virado uma marca nestes eventos e desta vez não foi diferente. O itinerário, a partir dali, foi o inusitado e, com certeza, o que mais colocou a Campo Belo em evidência. À medida que o veículo avançava no trajeto, na zona norte, despertava a atenção das pessoas nas calçadas, casas, comércio em geral e pontos de ônibus. Expressões e olhares “assustados e atentos” de motoristas de ônibus de outras empresas também foram percebidos. Difícil explicar a natureza daqueles olhares. O que será que queriam indagar? Era um ônibus diferente, sem dúvida, mas o que chamava mais a atenção? O fato dele ser biarticulado ou o fato de haver “uma cor vinho” numa área predominante “azul”?  Era fácil perceber que os movimentos labiais se referiam a presença daquele veículo “naquele território”. Ele chamou tanto a atenção que pessoas que não têm ligação com o transporte, chegaram a fotografá-lo usando o celular. Realmente, ele ganhou notoriedade! A parada em frente ao terminal Vila Nova Cachoeirinha, então, o fez ganhar mais ainda visibilidade. Pra se ter uma ideia, teve gente que chegou a embarcar no veículo, porque havia participantes do evento dentro e estas pessoas acharam que o carro estivesse fazendo linha. Sem dúvida nenhuma, em cada ponto por onde passou, chamou a atenção das pessoas ao redor. No Pacaembu, por exemplo, foi filmado por um drone de uma pessoa que estava sentada nas imediações do estádio e, ao ver tanta gente fotografando o ônibus, sem nem perguntar o motivo, decidiu participar do registro também.

19bbt 03Parada na cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas

Diante dos registros expostos, não há dúvida de que foi um grande momento para evidenciar a empresa. Desta forma, queremos aqui, pois, agradecer aos responsáveis pela liberação do veículo, pelos colaboradores que foram extremamente profissionais e, sobretudo, aos participantes que sempre nos prestigiam e que garantem, com suas presenças, o sucesso destes eventos. Nosso muitíssimo obrigado a todos!


Veja mais fotos:

19bbt 09Busologos se posicionam e escolhem o melhor ângulo para tirar foto do 7 2075
19bbt 10Parque do Ibirapuera, em frente ao Monumento dos Bandeirantes
19bbt 11Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu