Terminal Santo André Oeste – Alterações de Embarque e Desembarque

Cidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Terminal Santo André Oeste terá um comportamento diferente nas próximas semanas. A modificação se deve ao fato de uma reforma de infraestrutura nas pistas de rolamento dos ônibus e nas plataformas. Desde a noite de 6aF (30/06/23), uma pintura de sinalização do lado de fora do terminal, indicava parada de ônibus.

Por enquanto, as afetadas são as linhas municipais da Suzantur (Transportadora Turísticas Suzano Ltda) e da Viação Guaianazes. A 1ª alteração ocorreu na 2aF (03/07/23), com as linhas da Suzantur. O embarque e desembarque de suas linhas (TR101, TR 103 e TR 141) efetuados, habitualmente, na plataforma B começaram a ser realizados (a partir das 9h de 03/07/23) em pontos provisórios do lado de fora do terminal.  A TR 101 está dando (des) embarque na Av. XV de novembro, próximo à travessa Diana, local antes ocupados por táxis do ponto 01. Os veículos que operam esta linha são todos articulados (18 metros de comprimento).

Desde cedo, o gerente de planejamento da SATRANS e outros agentes da gestora estiveram no local auxiliando passageiros a partir do 1º embarque, efetuado pelo carro 09 904, um Viale articulado que partiu às 9h e 01 min da nova parada com destino ao terminal Vila Luzita.

Pouco depois desta partida foi instalado o totem que indica parada e o limite de embarque da linha.

Para agilizar o embarque no horário de pico, realizando dois concomitantes, a Suzantur também instalou um ponto de suporte (como o que havia em sua plataforma), para utilizá-lo apenas em horário específico, conforme orientação anunciada.

As outras linhas, TR 103 e TR 141, estão passando pela av. Industrial, entrando na rua Itambé (ao lado do Shopping Grand Plaza) e obedecendo parada no mesmo local de outras linhas que normalmente já realizam este trajeto, ou seja, embaixo do viaduto Pedro Dell’ Antônia.

veículo entrando na rua Itambé, ao lado do Shopping Grand Plaza
veículo obedecendo parada embaixo do viaduto Pedro Dell’ Antônia

A partir de hoje, nova alteração está sendo efetuada. Agora, a modificação alcançou as linhas da viação Guaianazes. As linhas T27, T23, T15 e T29 (alocadas na plataforma A), estão dando embarque e desembarque na plataforma B.

A ordem de distribuição dos veículos, sofreu uma pequena alteração de disposição nas linhas T15 e T29. No terminal, alguém anunciava a modificação por meio de microfone e havia também pessoas da empresa e agentes da SATRANS auxiliando nas alterações. No entanto, há que se observar algumas coisas importantes com esta alteração. Os totens de paradas são os mesmos da Suzantur e continuam fixos nos mesmos lugares. Neles foi anexado um papel (da Guaianazes) com o número da linha do “novo embarque”.

Na plataforma B, a Suzantur opera com ônibus de 12 a 18 metros e o espaçamento para estacionar, conforme disposição das paradas, obedece a esta característica. Então, do início da plataforma até quase o centro dela, é parada de articulado; depois da faixa de pedestre param convencionais de 12 a 14 metros (respectivamente veículos das linhas TR 141 e TR 103). Ocorre que a Guaianazes tem veículos de tamanho padrão convencional nesta linha, logo, quem estacionar no ponto que antes era TR 141, (temporariamente aa T15 - Hosp. Mário Covas/Estação S. André), por enquanto, terá dificuldade, devido a uma área que está sendo preparada para o concreto atrás desta plataforma. Lá tem faixas, cones e rede de proteção para os operários que estão colocando os ferros de sustentação do concreto.

Para que não haja tumulto de veículos no horário de pico, seria necessária alterar os pontos de embarque, colocando totens móveis (ou alguma coisa que servisse para demarcar o local de embarque). Se mantiver os pontos fixos da plataforma, certamente, haverá bloqueios involuntários feitos pelos próprios ônibus tentando chegar ao seu ponto de partida. O registro abaixo foi feito num horário de entre pico.

o T23 só entrou porque o T15 saiu

O ônibus que está tentando entrar é da linha T23 (Cidade são Jorge/Estação S. André). Seu embarque está sendo feito onde acontecia o da TR101, no horário de pico. É bom observar como está complicado passar (porque dependendo de como estiver o da linha T15, o outro não consegue entrar). A linha 15 também terá um certo grau de dificuldade porque ali onde fará parada era o espaço da linha TR 141 (ônibus menor) e ainda tem faixa e os cones limitando o espaço, ao fundo.

No período da manhã, a saída também estava complicada, porém, por volta das 12h40min, as árvores do canto da saída da plataforma foram podadas e isto está facilitando um pouco a passagem dos veículos.

Com certeza, ao passo que as obras forem sendo encaminhadas, pequenas melhorias de atendimento estarão sendo feitas. Mas há ainda um outro ponto bastante importante: embora haja placas de advertência indicando proibição de entrada para embarque por algumas áreas do terminal, várias pessoas não respeitam a orientação e se aventuram pelas plataformas a fim de conseguir chegar mais rápido ao seu ponto de embarque. Com tudo o que já foi mencionado acima, todas as dificuldades em virtude das disposições dos veículos, das máquinas, dos operários, enfim, esta “aventura para o embarque rápido” passa a ser um problema bem sério, pois coloca em risco a integridade física da pessoa que pretende ganhar tempo, “facilitando  o acesso”.

ela estava indo e voltou porque viu o ônibus. Observe que ela está num espaço que dá em frente à plataforma A, ou seja, já entrou no terminal pela saída dos veículos.

Todos sabemos que reformas causam certos transtornos e ter um pouco de paciência para a nova realidade ajuda bastante. Como ontem foi o 1º desta nova situação, espera-se que todas as "falhas" observadas estejam sendo revistas e que novos encaminhamentos estejam sendo dados para o conforto de todos - operários, usuários e principalmente dos motoristas que encaram esta situação várias vezes ao dia.