MOBI-Rio Inicia Operação Com Os “Amarelinhos” na Transoeste

Cidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 09/12, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro entregou as obras do novo piso do corredor Transoeste do BRT. Com isso, a MOBI-Rio, que administra os corredores do BRT no Rio de Janeiro, apresentou à população os novos ônibus articulados - os famosos “amarelinhos” que já iniciaram a operação neste corredor logo após a cerimônia.

Ao todo foram 59 km revitalizados -  dos quais 31 km de calha de BRT reconstruídos em concreto. E agora, a população da zona oeste do RJ conta com 208 novos ônibus articulados, sendo 136 veículos novos com tecnologia euro 6, outros 22 veículos euro 5 que já operavam no trecho Jardim Oceânico x Alvorada e outros 50 veículos padron que serão utilizados no trecho Paciência x Recreio.

Com o aumento da frota neste importante corredor do BRT que transporta em média 190 mil passageiros em dias úteis, algumas linhas terão intervalo reduzido em 58% nos horários de pico (de 12 para 5 minutos).

Desde 2021, quando a prefeitura carioca assumiu o BRT, a média diária dos três corredores aumentou de 150 mil para cerca de 360 mil passageiros entre pagantes e gratuidades. Com isso, intensificaram uma campanha contra o vandalismo nos ônibus e estações para que o BRT carioca não sofra ataques e se deteriore novamente como os antigos azulões. Afinal em 2022, foram gastos cerca de R$ 5 milhões em reparos corretivos de vandalismo.

Os novos veículos articulados que entraram em circulação na Transoeste estão equipados com as mais modernas tecnologias: telemetria para análise de desempenho, microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações, câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada a pessoas com deficiência e tomadas USB, além de ar condicionado.

Os veículos são das encarroçadoras CAIO Induscar com o Millenium V e Marcopolo com o Viale Express. Todos montados sob chassi Mercedes-Benz O-500 MDA Bluetec 6. Vale destacar que com esta aquisição, o Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade brasileira a adquirir articulados compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6 que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.

A previsão da MOBI-Rio é que os quatro corredores (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil) estejam em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2024. Assim o carioca terá 140 estações, 15 terminais e quase 150 quilômetros interligando Zona Oeste, região da Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro do Rio de Janeiro.