As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último previsto no projeto BRT Sorocaba, avançam na Av. General Carneiro com a realização da adequação das calçadas e a instalação do abrigo de conexão localizado na Av. Santa Cruz com a Av. Armando Pannunzio.
Mobiliário urbano instalado
Na Av. General Carneiro serão colocados 12 novos pontos de parada no modelo padrão dos demais corredores. Cada ponto contará com piso podotátil, guia rebaixada para cadeirante, embarque em nível (guia-ônibus), mobiliário urbano com assentos, tomadas USB, iluminação em LED, painéis informativos, wi-fi e totens.
Miniterminal Tatiana
Em paralelo a esses trabalhos, nos extremos deste corredor, acontecem os serviços do futuro terminal Jardim Ipiranga e na estação de integração (miniterminal) Tatiana com a escavação da fundação, topografia e instalação do gabarito.
“Ao final da fase de implantação, os passageiros terão o acesso total ao sistema BRT e o lançamento de uma linha nova que fará a conexão Leste-Oeste da cidade, conectando esses dois extremos. Assim como acontece com a linha D200 que liga as regiões Norte-Sul em menos tempo. Mais agilidade e rapidez para os deslocamentos do sorocabano”, explica Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba.
Com a operação do Corredor Estrutural Oeste, há uma estimativa que o fluxo de passageiros aumente em 30% circulando diariamente dentro do sistema. Ao final desta última fase, os usuários terão a comodidade de embarcar em mais de 100 ônibus BRT, 20 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 128 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as 6 áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.
Terminal Ipiranga
"As obras do Corredor Oeste do BRT seguem de forma acelerada e de modo a causar o mínimo transtorno possível à população. A Urbes - Trânsito e Transporte acompanha de perto o andamento dos trabalhos, que estão previstos para serem concluído até o início de 2024", aponta o diretor-presidente dessa empresa pública, Sergio Barreto, que é ligada à Prefeitura de Sorocaba.
Ao finalizar esse trecho, Sorocaba conclui a organização de toda sua malha de transporte coletivo, tendo ligações mais rápidas e menos tempo nos deslocamentos de Norte a Sul, Leste a Oeste, e uma distribuição mais ampla nos oito Corredores Estruturais da cidade. Tudo isso, sendo assistido em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO).