União Transporte Brasília (UTB) Renova Frota com 40 Apache Vip CAIO

Encarroçadoras
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Tradicional cliente CAIO, a empresa União Transporte Brasília, mais conhecida como UTB, atua no transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Brasília (DF). Para renovar a frota da capital brasileira e de cidades vizinhas, a viação optou pela aquisição do modelo urbano mais vendido no país, Apache Vip CAIO, geração cinco. Das 40 unidades adquiridas, 30 já foram entregues à empresa e as outras 10 unidades estão em produção.

Doniselma Ribeiro de Lima, representante de vendas da CAIO na região de Brasília, comenta “Os veículos destinados à UTB, além de manterem a robustez e modernidade, características marcantes do Apache Vip, estão equipados com itens que se alinham a missão da operadora - Transportar pessoas com segurança, pontualidade e conforto”.

Sobre os Apache Vip

Os ônibus comportam até 86 pessoas, sendo 46 passageiros sentados, 38 em pé, um cobrador e um motorista. Os veículos foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, com 12.765 metros de comprimento, suspensão pneumática e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

As poltronas desse modelo são estofadas, com encosto de cabeça e apoio para os braços, proporcionando maior conforto aos passageiros. Visando um transporte inclusivo e acessível, os veículos dispõem de sete assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma poltrona para pessoa com obesidade e um espaço exclusivo para cadeirante ou pessoa com deficiência visual, acompanhada de cão-guia. Na porta traseira também há outro item de acessibilidade que facilita o embarque e desembarque de passageiros: o elevador semiautomático.

Os veículos apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB para recargas de dispositivos móveis, teclado com sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas na parte elétrica do ônibus. Também possuem oito alto-falantes, preparação para microcâmeras e iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, facilitando o acesso ao ônibus. Além disso, contam com catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Os ônibus também foram equipados com três itinerários eletrônicos localizados em diferente locais: frontal, base do painel e lateral direita, proporcionando melhor visibilidade das linhas para os passageiros.