Vargem Grande dá um salto rumo à sustentabilidade com a introdução de uma nova frota de ônibus elétricos e zero km. A cidade inicia uma nova era no transporte público e amplia os horários e horários de operação.
Vargem Grande Paulista acaba de dar um grande passo rumo à sustentabilidade com a chegada de uma nova frota de ônibus zero km, incluindo veículos elétricos, como parte da renovação do Programa Tarifa Zero. Segundo a prefeitura, a nova frota não só aumentará a capacidade de atendimento, mas também estenderá os horários de operação de algumas linhas até as 22h.
A Prefeitura de Vargem Grande Paulista deu início à operação dos novos ônibus do Programa Tarifa Zero nesta segunda-feira (15). Os novos ônibus foram apresentados à população no último sábado (13), em uma cerimônia realizada em frente ao novo prédio da Prefeitura, localizado na Rodovia Bunjiro Nakao, km 46.
O prefeito Josué Ramos ressaltou que a substituição da frota atual por veículos elétricos e zero km com tecnologia Euro 6 é um compromisso com a sustentabilidade. “Para garantir a sustentabilidade, a qualidade e a agilidade do serviço de transporte público de passageiros, licitamos uma nova empresa que inicia a operação nesta segunda-feira (15). Nossa cidade mais uma vez inova com ônibus gratuitos zero km e elétricos, o que vai gerar diversos benefícios econômicos e ambientais”, afirmou.
A nova frota é fabricada pela encarroçadora CAIO Induscar e inclui três novos veículos elétricos, com capacidade para 70 passageiros e autonomia entre 200 e 250 quilômetros por recarga. Os demais ônibus possuem tecnologia Euro 6.
A tecnologia Euro 6 é um conjunto de regulamentações europeias que definem limites mais rigorosos para as emissões de poluentes dos motores a diesel. Nele, os veículos são obrigados a usar tecnologias para reduzir o hidrocarboneto e o óxido de nitrogênio, entre outros gases do efeito estufa, produzidos pela queima de combustível. O sistema Euro 6 utiliza as mesmas tecnologias que foram desenvolvidas para atender ao sistema Euro 5: a Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR). A diferença é que a nova regulamentação exige o uso das duas tecnologias ao mesmo tempo.
Vargem Grande Paulista implantou o programa Tarifa Zero em 2019, financiado pelo Fundo Municipal de Transportes. A cidade é a 16ª do Brasil a criar um programa de passagens gratuitas e a primeira a implementar o modelo com ônibus elétricos.